terça-feira, 19 de junho de 2012

A estrada e o açucar.


Bom dia, sou Wal, sou um adicto e estou a 58 dias sem o uso de drogas.

Estou em um momento bastante reflexivo neste começo de recuperação. Os fatos que vem acontecendo nos ultimos dias estão me fazendo enxergar os meus defeitos de caráter que, em outros tempos, eu negaria que existisse.

Ontem foi um exemplo claro disso, fiz aniversário de casamento ontem e em minha luta por recuperação esqueci de parabenizar minha esposa por essa data tão importante para nós. A noite quando conversamos percebi o choro dela e vi o quão egoísta eu havia sido, só pensei em mim e esqueci daquela que eu tanto amo.

Não me senti bem por isso, da mesma maneira que não me senti bem ao descobriri que eu sou um mentiroso conpulsivo, procrastinador, preguiçoso, egocentrico, megalomaniaco, racionalizador, enfim, sou a lista de evite de N.A. inteira e estes são os meus defeitos de caráter.

Agora o que eu vou fazer com eles, aprendi que da mesma forma que demorei anos para achar o fundo do poço também demorarei anos para sair do lamaçal de sentimentos que eu tenho dentro de mim. Ontem, em uma sessão de terapia em grupo na clinica em que fiquei internado vi um video com uma ilustração do primeiro passo mostrando meus pensamentos como uma estrada que eu sou o dono e vigilante, agora se eu faço dela um caminho reto ou tortuoso com muitas bifucações é outra historia. O importante é que o caminho sou eu quem faço e esse caminho pode ser bom ou ruim, tudo depende de mim mesmo.

Assim, meus defeitos de caráter tem poder sbre mim apenas se eu deixar que eles se manifestem, aprendi que as vezes eles vão escapar, afinal sou humano e não consigo ser perfeito, portanto ao mesmo tempo que tenho que ser uma pessoa melhor tenho que me levar menos a sério pois minhas imperfeições não sumirão do dia para a noite.

Em relação a minha esposa, ontem foi dia de grupo de co-dependentes na clinica e ela participou, talvez por isso o drama de meu esquecimento tenha sido minimizado. Conversei com ela e tentei explicar que nesse momento acredito que o melhor presente de casamento que eu poderia dar para ela era estar em recuperação, pois eu fico bem e, consequentemente, nosso casamento fica melhor ainda, afinal, se melhorar melhora.


Voltando à clinica, uma outra ilustração do video só reforçou o quanto Deus é importante na minha vida, apesar de eu não ve-lo eu posso sentir a sua presença seja nos dias bons ou nos dias ruins. Afinal pense, quando eu vou tomar o meu café uso açucar para adoçá-lo, que se dissolve no café e deixa ele doce; ninguém ve o açucar lá, mas sente a sua presença pelo sabor, afinal se eu tomasse o café sem açucar o gosto seria amargo. Da mesma forma, Deus é como o açucar de nossa vida, eu não o vejo mas o sinto nas coisas doces da vida, sem a presença dele a vida é amarga. Pense nisso e veja como nos dias bons ele adoça mais e nos dias ruins eu quero tomar as coisas sem açucar mas sempre há um gostinho doce no ar, basta parar e meditar no Senhor.

Obrigado a todos que lerem este post, continuem comentando pois edifica a minha recuperação.

Um comentário:

  1. ótima reflexão...parabéns...
    posso te pedir pra dar uma passada no blog e ler..o post medo amor....e comentar..; )

    Fique com Deus

    ResponderExcluir