quinta-feira, 7 de junho de 2012

E eu pensava que era só mais um cigarro...

Boa noite, sou Wal, um adicto em busca de recuperação e estou a 46 dias sem uso de drogas.

Muito legal ter recebido retornos em minha postagem anterior, mas preciso me lembrar de tomar cuidado com o meu ego, para não me achar o Paulo Coelho da recuperação. Sou apenas um adicto que nem sabe o que é estar em recuperação direito, então menos na minha megalomania.

O dia de hoje foi bem legal. Hoje minha esposa fez aniversário e fomos almoçar fora com a família dela e minha mãe e irmã. Foi um momento divertido e não senti a minima falta do álcool em meu almoço. Depois fomos a casa de seu pai e cortamos um bolinho que fiz para ela com todo o amor e carinho e depois deixei todos lá para ir a minha dose diária de recuperação em N.A.

O interessante da sala é que lá todos somos iguais, um entende o outro porque todos ali sofrem da mesma dor. Gosto muito de estar ali compartilhando com eles e sei que seja o que eu falar eles entenderão, desde que eu siga princípios e regras pré estabelecidas - que são poucas face ao benefício que o programa me dá.

Assisti duas reuniões em sequência, na primeira a sala estava quase vazia e pude partilhar dez minutos sem nenhum problema. Aproveitei o tempo e fiz uma reflexão de meu contato com Deus - o mesmo que me tocou para ficar na segunda. Na segunda reunião, ainda no espirito, sugeri a leitura do 3º Passo, o que foi acatado pelos companheiros.

O 3º Passo de N.A. diz que "decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendíamos", e a literatura friza que é um momento de entrega total. Trata-se de fazer a vontade de Deus prevalecer e não a minha, mas na minha doença isso é extremamente difícil.

Meus defeitos de caráter residem muito na minha maneira de fazer as coisas. Mentir, procrastinar, egocentrismo, má-vontade e mente fechada são os sintomas normais de qualquer pessoa que não esteja disposta a mudar seus comportamentos auto-destrutivos, seja qual for o seu problema. No meu caso se eu deixar que eu assuma o controle de minha vida e de minhas ações voltarei a ter ideias mirabolantes que me levarão devolta ao fundo do poço de minha doença.

Uma coisa que tem me deixado para baixo é o fato de ter voltado a fumar. Passei 30 dias na clinica sem cigarros e sem vontade, foi sair para rua o desejo de fumar voltou e não resisti, cai na tentação e abri uma porta para a minha recaída. A bíblia diz "sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós", pois eu não resisti e ele se instalou novamente. Não viver esta premissa é a porta da morte e eu estou perto de experimentar isso, pois começa com o cigarro, ai volta aos poucos os defeitos de caráter junto com o cigarro - aquela mentirinha que não faz diferença, aquela vontade de tomar só um copinho de cerveja e etc. O pior é que falta para mim a auto análise necessária para identificar isso antes que ocorra.

Minha esposa hoje conversou comigo sobre o cigarro e já vem a alguns dias alertando sobre o perigo de voltar a fumar. Apesar de ser igual aos demais membros de N.A., pois sou adicto, ela frizou que sou diferente pois sou evangélico, btizado e separado para Cristo e com um chamado em minha vida, e o cigarro é uma porta de entrada para as demias tentações, já fiquei algumas semanas sem usar a minha droga de preferência, mas não consegui ficar sem o cigarro, mesmo nos momentos em que eu achava que estava mais próximo de Deus o cigarro deixou a minha vida.

Quer saber, desta vez farei algo diferente, vou dormir e, se Deus permitir que eu acorde amanhã, vou ficar sem fumar só por um dia. Se eu resistir a dor da falta do cigarro poderei me fortificar para suportar a dor da vontade extrema de usar drogas, algo que, graças a Deus não passei, pois se eu passasse provavelmente não a suportaria. Se eu não suporto a falta do cigarro como vou suportar a falta da droga.

Mais uma vez, obrigado para aqueles que lerem por favor se puderem comentem, serenas 24 horas a todos.


2 comentários:

  1. Oi amigo parabéns pela iniciativa de fazer o Blog, você vai perceber o quanto isso pode ser um aliado na sua vida. Na minha pelo menos foi. Receber palavras de carinho e de incentivo, mesmo que de pessoas distantes, sempre é bom né?
    Mas percebi um certo receio quanto a recaída por conta do cigarro, e dizendo que que se a vontade viesse voce não resisitiria...
    Não pensa assim, não Wal...A nossa mente faz tudo e se voce pensa que pode alguma coisa, então voce pode, e se vc acha que não pode, não pode mesmo. Porque a força motivadora de tudo começa, dentro da nossa cabecinha.
    Então, não permita que esses pensamentos de derrota tomem conta de voce, voce pode, voce é forte, e voce já está conseguindo! Já é vitorioso! Eu confio e acredito muito em voce!
    Beijos no coração!
    Gaby

    ResponderExcluir
  2. Caro companheiro um dia de cada vez.
    quando comecei minha recuperação mesmos se usar alcool ou outras drogas. Continuei fazendo o uso do cigarro, somente apos 1 ano e meio foi que deixei de fumar cigarro(lícitos). Foi mais o menos assim, eu frequentava o CAPS-AD e foi aberto um grupo de Tabagismo, rapidinho entrei para me fortalecer, pois imaginava o que teria que passar para deixar a dependência, e novamente esta eu passando pelas já conhecidas crises pela falta da droga (tabaco).
    O que vi foram pessoa com o meu mesmo problema, a dependência química mas com uma outra droga, o cigarro.
    As mesmas historias que ouvia de dependentes de alcool ou crack. O que posso lhe dizer, que acredito que vc já saiba,
    Um adicto (dependente quimico) que não queira parar de usar não vai parar de usar.
    Pode se analisado, aconselhado, persuadido, pode-se rezar por ele, pode ser ameaçado, surrado ou trancado, mas não irá parar até que queira parar.
    Então se tem querer e tentar para deixar de usar.
    Bons momentos SPH
    Abrçs e fica com Deus.

    ResponderExcluir