quarta-feira, 27 de junho de 2012

O perigo de um elogio.


Bom dia, sou Wal, sou um adicto e estou a 66 dias sem o uso de drogas.

Falei ontem sobre as dificuldades financeiras que eu tenho vivido, bem, elas continuam lá, mas só por hoje isso não me atrapalha pois tenho Deus como meu amigo e sei que quando a coisa apertar ele vai me ajudar. Estou aprendendo a pedir ajuda e isso vai melhorando a minha vida de pouquinho em pouquinho. Tudo acontece devagar, não adianta eu colocar o carro na frente dos bois. Afinal, não foi do dia para noite que eu cheguei ao fundo de poço, tambem não será do dia para a noite que eu vou sair dele e conseguir a minha recuperação.

Na realidade a recuperação é um caminho muito mais dificil de se trilhar, meu corpo e meus instintos lutam para que eu não faça o que estou fazendo e volte para o etado anterior de degradação humana. Ontem ouvi um companheiro de N.A. falando que colocou na balança o tempo de recuperação e o tempo de adicção ativa e chegou a conclusão que antes de estar em recuperação a vida era melhor, um engano comum que minha mente doente quer que eu acredite. Nada para esses dias de paz e serenidade que eu venho usufluindo, mas a dificuldade em manter isso faz com que cada dia limpo seja um milagre.


Estou condicionado por anos de adicção a viver como lixo, sempre buscando a droga para diminuir a dor e me manter minimamente humano. É como se dentro de mim tivessem duas pessoas: o médico e o monstro. Conforme o tempo passa as duas mantem uma batalha mental e espiritual para ver quem vence, até chegar ao ponto em que o médico morre e o monstro prevalesce. Quando chega a esse ponto os instintos de sobrevivência despertam e o uso de drogas deixa de ser algo controlavel. É nesse momento que algumas pessoas passam a roubar para manter o vício, pois sua mente e seu corpo acreditam que necessitam da droga para continuar funcionando. É o estado mais destrutivo e lastimável do ser humano e para sair disso somente com muita ajuda, amor e compreensão.

Tudo isso para me lembrar do perigo que é receber um elogio para alguem que não sabe lidar com o elogio. Ontem um companheiro de N.A. que tem muitos anos de estrada teceu vários elogios aos meus comportamentos em recuperação e eu fiquei extremamente feliz com isso. Entretanto, tenho que me colocar em meu lugar e ver o meu real tamanho face a minha doença. Esses elogios podem ser bons, podem levantar o meu ego e podem fazer com que eu esqueça da dor e dos horrores da adicção ativa e passe a achar que o mundo está as mil maravilhas, tomando um chá de játobom e esquecendo que só estou onde eu estou porque sigo o sugerido por muitas pessoas e instituíções que sabem como lidar com a minha doença.


Há uma frase de Sócrates que diz "Só sei que nada sei" e essa filosofia eu apliquei sempre na minha vida e estou praticando na minha recuperação, todas as informações e sugestões estou aceitando de bom grado e tentando viver na minha vida. Não é fácil tentar ser alguem que eu acho que não sou, mas de tanto fazer acredito que uma hora passa a ser parte da minha caracteristica pessoal. Assim, eu sempre imagino que meu real tamanho é muito pequeno, assim tento controlar o meu ego que é do tamanho do mundo em uma cabeça de alfinete, pois só assim vou poder usufruir dos prazeres da recuperação.

Mas não dá para negar que receber um elogio é bom, e ontem foram dois, obrigado Kel por ter recomendado o meu blog para leitura, eu não sei se é para tanto, afinal aqui só estão expostas as minhas mazelas e obrigado companheiro anônimo por me engrandecer, pois isso me mostrou que eu estou no caminho certo dentro do programa e que preciso melhorar mais, pois se ele falou que parece que eu tenho 6 meses de programa na próxima ele vai perguntar se é um ano. Só posso agradecer também aos comentários e as sugestões. Fenix obrigado pela dica, vou procurar me informar para obter o benefício.



Obrigado a todos que lerem, até a próxima.

4 comentários:

  1. Força companheiro, você pode, a força está dentro de você o tempo todo, com o tempo vc vai descobrir isto. O remédio amarga mas é necessário para a cura.
    Parabéns por mais um dia.
    Tamujuntu.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Indico o filme "A virada", show de bola, assista quando puder, vai te fazer bem e acalentar a alma! ;)
    Um beijo no coração e bons momentos!

    ResponderExcluir
  3. Wal, nada na vida é realmente fácil... Pura ilusão de quem pensar assim...
    Mas Só por hoje, você não vai deixar sua mente te enganar e achar que a vida de antes era mais facil... Pois não é!
    Os momentos de anestesia e fulga da realidade, não valem seu sofrimento!!!

    BOas 24 horas... tamo junto!

    ResponderExcluir
  4. Wal, que vc consiga se manter limpo dia dia creia no unico que pode liberta lo Deus.. só por hoje amem

    ResponderExcluir