segunda-feira, 11 de junho de 2012

Desacelera, senão a rosca espana...


Boa noite, sou Wal, um adicto em busca de recuperação e estou a 50 dias sem uso de drogas.

Hoje tive um dia de fúria, tinha muitas coisas para fazer e muitas não saíram como eu planejei e fiquei frustrado com isso, o que gerou raiva. Sai de casa bem, fiz a primeira atividade bem, dai começou a sucessão de coisas que deram errado. Primeiro o ônibus demorou meia hora pra passar e perdi o segundo compromisso, o terceiro eu cheguei cedo mas demorou para me atender o quarto tava super atrasado e perdi. Estava extremamente frustrado com tudo e quando minha esposa ligou inconscientemente despejei minha frustração nela estragando o dia dela também.

Depois de acabar com o meu dia e o dia dela é que eu parei e diminui o ritmo e comecei a perceber o que eu tava fazendo. Pra começar eu errei em ter marcado tanta coisa para um dia só, se eu tivesse feito o simples e seguido o sugerido pelo programa de N.A. que é não sobrecarregar as minhas 24 horas não tinha acontecido tudo isso. Só isso já me fez pensar que a culpa não foi da chuva, também não foi do ônibus que atrasou e nem na demora para ser atendido; a culpa foi minha pois quis abraçar o mundo sem contar que acontecem imprevistos.

Como bom adicto me frustrei porque as coisas não aconteceram do jeito que eu queria que acontecessem, isso também eu preciso rever, afinal eu não tenho o poder de mudar nada, além de mim mesmo, tudo que é externo a mim está fora do meu controle. Não posso fazer parar de chover, mas posso me preparar para ela; não posso fazer o ônibus passar na hora que eu quero, mas posso me preparar para o atraso; não posso acabar com o trânsito, mas posso aceitar que ele esta lá; não posso controlar o tempo do outro, mas posso organizar o meu. Enfim, nada que não tenha a palavrinha EU no meio eu posso mudar. 

O programa fala em mudança de atitudes, e uma que eu preciso mudar é a mania de viver sempre no limite, querendo fazer tudo ao mesmo tempo e ainda sobrar tempo pra fazer muito mais. Isso vem da ativa e dos meus empregos anteriores, que exigiam prazos muito apertados para cumprir no mesmo dia, o que fazia que eu pegasse dez atividades para fazer na mesma hora. Desacelera Wal, senão a rosca espana.

Outra atitude que eu preciso rever é como eu lido com as minhas frustrações, minha esposa não tinha nenhuma relação com a minha desorganização, mas eu tinha que ter alguem para descontar minha frustração e acabei descontando nela. Me senti muito mal depois, pois saiu sem pensar. Preciso aprender mais a lidar com minhas frustrações, ninguém tem culpa pela minha fúria e ninguém precisa sofrer com a munha rabugência porque falhei nos meus objetivos do dia, muito menos ela que tem sido o maior anjo da minha vida e a maior incentivadora da minha recuperação - estou aprendendo a ama-la ainda mais.



Depois de tudo isso fui a faculdade para resolver algumas pendencias. O caminho me trouxe lembranças, algumas boas, como quando minha esposa ia comigo todos os dias quando ela estudava lá, e outras ruins, que nem precisa falar que são as vezes que fiz esse caminho totalmente alucinado por causa das drogas. Estar lá e sentir aqueles ares me faz persistir no meu sonho, que é concluir a faculdade, que só faltam 3 semestres.

Entretanto, fazem 10 anos que eu luto para concluir o curso, muito em função do uso de drogas. Sempre estava no limite das faltas quando não estourava o limite porque estava tão chapado que não tinha condições de entrar na sala de aula. Tinha o costume de antes de ir a faculdade passar no ponto de venda e usar a droga pelo caminho até chegar lá, se quando chegasse eu ainda estivesse relativamente bem eu assistia a aula, se não ia embora e ficava por ai até passar parte do efeito e poder ir para casa. A faculdade em si nunca foi meu lugar de ativa, eu amo minha faculdade e a minha futura profissão. Outra coisa que eventualmente ocorria era o desvio de caminho no retorno para casa para passar no ponto de venda e ir embora sob o efeito da droga.

Enfim, sobre este meu desejo falei com minha esposa, ela me aconselhou a pensar bem. Meu padrinho de N.A. foi até mais longe, recomentando que eu escrevesse um inventário do período da faculdade pra que eu melhor analisasse minhas atitudes e para ver se estou pronto para retornar. Bem, vamos ver, falta algum tempo até agosto - mês que retornam as aulas.

Obrigado aqueles que leram e comentem para me ajudar a achar respostas.

2 comentários:

  1. A felicidade absoluta é a qualidade de uma pessoa capaz de transformar o ambiente. Nós podemos tudo, e está em nossas mãos transformar imediatamente situações não tão boas em nossas vidas. Um mal dia, para ser mudado só depende da nossa mudança de pensamento, pois tudo o que mandamos de energia pro mundo, pra gente. Se mandamos sentimentos de paz, amor, harmonia, vamos receber mais disso em troca. Se ao contrário emanamos fúria, frustação, má sorte, é isso que vamos receber também.

    E somos testados a todo momento, ás vezes outra pessoa vem cheia de ira pro nosso lado, mas não podemos mudar ela, podemos apenas mudar a nós mesmos, e assim transformar o ambiente.

    Diante dos desafios diários, existem duas opções: SUBIR ou SUCUMBIR. Quando aparece a dificuldade, quem escolhe SUCUMBIR, desiste, reclama, abandona, culpa os outros. E o pior, não transforma nada.

    Quem decide SUBIR, alegra-se, porque está diante de uma oportunidade de crescimento e transformação. Então, enfrenta tudo e transforma.

    Dificuldades são FATOS da vida. Todo ser vivo passa por desafios. Ainda mais aqueles que querem alcançar grandes coisas. A dificuldade não é ESCOLHIDA ou CHAMADA por alguém. São fenômenos que surgem por uma série de fatores.

    A questão não é buscar a causa, mas saber como você vai se comportar diante do fato.

    "Jamais permita que os impasses da vida o perturbem. Afinal, ninguém pode escapar dos problemas, nem mesmo santos ou sábios. (...) Sofra o que tiver de sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto sofrimento quanto a alegria como fatos da vida." Nitiren Daishonin

    Não existe uma vida livre de sofrimentos ou um mundo livre de problemas. Na realidade, a vida torna-se interessante pelo simples fato de que ocorrem todos os tipos de desafios. Os que baseiam a vida na Lei Mística são capazes de atrair a suprema sabedoria e ultrapassar todos os obstáculos, não importando o quê; são capazes de atingir uma vida de profundo valor em que todos os seus desejos são realizados.

    As maldades existem tanto em nossa vida como em nosso ambiente. Porém, derrotá-las ou sermos derrotados por elas depende unicamente de nosso espírito e de nossa determinação.

    Falei demais rsrsr mas é que eu adoro esse tema, e esse poder que nós temos de transformar tudo a nossa volta, uma simples mudança de atitude, opera milagres!

    Beijos Gaby

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, brother!
    Reconhecendo nossas falhas somos bem mais capazes de não cometê-las novamente.
    O nosso sugerido programa dos Doze Passos nos dá essa condição de Admitir, Acreditar, Decidir, Fazer, Prontificar, Rogar (Pedir, e ainda mais, Humildemente), Dispuser, Reparar, Continuar Admitindo, Continuar Rogando e Realizar e.....Vivenciar tudo isso em todas as nossas atividades, experimentando, assim, um Despertar Espiritual.
    Continue assim que o mais lhe será revelado.
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir